Projeto nova loja: SZR & Mega loja

Projeto nova loja: SZR & Mega loja

Participar de um projeto de abertura de loja foi certamente uma das experiência mais enriquecedoras que me aconteceram enquanto aprendia sobre o ramo no início da minha carreira. Buscando sempre crescer e aprender com meus meta modelos, eu não pude deixar estas oportunidades passarem sem tirar o máximo de proveito, e o melhor, de um ângulo em primeira pessoa nesses cases. 

O primeiro case for a abertura da loja chamada internamente de SZR, devido sua localização em uma das principais avenidas em Dubai. Na época eu era supervisora da loja 1 (foto abaixo) e já estava completando 1 ano no cargo, quando fui convidada por minha gestora para participar do planejamento da nova loja. Quando o convite aconteceu, veio junto a possibilidade de promoção, para o cargo de assistente de gerente da nova loja 3. O grande impasse foi que ao mesmo tempo em que o assistente de gerente da primeira loja também foi promovido a gerente, ele ao mesmo tempo me convidou a permanecer na loja 1 e também ganhar a promoção como assistente de gerente. 

A grande dúvida era se a nova loja seria um sucesso ou se fecharíamos em poucos meses, e se deveria seguir minha gestora neste projeto, ou se jogaria sem arriscar, permanecendo na loja 1 com o recém promovido gerente. Passei uns bons dias pensando e ponderando todas as possibilidades. Perguntei e me informei da nova localidade. Conversei com pessoas que conheciam os comportamentos dos clientes (na época eu tinha somente 1 ano e pouco morando nos Emirados), para saber qual impacto uma loja daquele segmento teria nos moradores locais. 

Tomei a decisão e resolvi seguir meu coração da mesma forma. Minha gestora sempre promovia o crescimento e o treinamento dos colaboradores, e era óbvio que eu queria crescer e aprender mais. Ela era uma excelente gestora e eu sabia que mesmo que demorasse mais tempo para ela desocupar o cargo que deveria ser meu no futuro, eu teria tempo para aprender bastante, então decidi segui-la. 

Tudo foi como o nascimento de um bebê para o nosso time. Como estávamos saindo da matriz, com toda a estrutura de escritório e logística ao nosso favor, e indo para uma loja sozinha, nosso planejamento também deveria contar com aspectos como recebimento, delivery, financeiro, monitoramento, etc. A loja era um canvas em branco e obviamente demoraram algumas reuniões para que tudo fosse arquitetado, das paredes ao teto. Não entrarei em detalhes contando os inúmeros problemas que tivemos, mas obviamente enfrentamos todos eles unidos como um time. Quando finalmente começamos a colocar a mão na massa, nossos turnos eram das 8am as 22pm, não oficialmente, mas em comum acordo com todos do time para que terminássemos o quanto antes esta etapa mais física do projeto. E aos poucos cada prateleira foi sendo fixada e cada aspecto de compra foi sendo ponderado.

Em menos de 1 mês a loja estava completa, com todos os aspectos de marketing e visual merchandising, e realizamos a sua inauguração. O que eu não imaginava é que em 4 meses como assistente de gerente, devido ao grande sucesso da nova loja e demanda por novas lojas pelo grupo, minha gerente receberia sua promoção e me indicaria como a nova gerente da loja 3. 

Um pouco mais de 1 ano como gerente na loja 3, o grupo planejava a expansão da loja 1 para uma mega estrutura. O então CEO da época solicitou a minha ajuda, pois necessitariam de novos colaboradores e gerentes experientes no novo projeto. Eu obviamente aceitei, passando a ser a gerente na antiga loja 1 e recebendo todos os novos colaboradores para um mês de treinamento. Este período só posso descrever como intenso. Eram mais de 30 pessoas para liderar, nivelar conhecimento e treinar sobre procedimentos da empresa. Além disso, participar do planejamento da nova mega loja, que estava a todo gás.

O espaço era enorme, mais de 5mil metros quadrados. Na época achávamos que demoraríamos anos para preencher todos os espaços (o que na verdade não levou tanto tempo assim, contando com o time criativo que tínhamos!).

Nosso foco era na experiência de corredores espaçosos para clientes e seus pets percorrerem sem medo de ficarem apertados, mesmo em um único corredor, com uma nova experiência em cada display.

Trouxemos o conceito de shop-in-shop para marcas super-premium e marcas próprias, onde cada display teria diferentes idéias e abordagens, com o foco principal de educar e entreter os clientes e seus pets. As paredes foram utilizadas como painéis cheios de potencial, cada canto correspondente a marcas estratégicas. Por razões de sigilo não postarei o resultado final, mas fica o registro para quando estiverem em Dubai, procurarem a única mega store e passarem por lá.

Um dos pontos diferenciais que planejávamos para esta loja, quando comparada com lojas convencionais, era o ponto de pagamento. Resolvemos então criar uma ilha de pagamento. A ilha foi inteiramente planejada por mim, com pontos de brainstorming dos gerentes, acomodando merchandising em todos os lados, possibilitando uma rotação dos quatro pontos e expansão para novos projetos (atendimento ao cliente, novos pontos de pagamento, click & collect, confecção de pet tag, etc).

A inauguração estava dentro da data esperada, a loja estava próxima de abrir suas portas, o time estava todo treinado e mesclado entre as lojas do grupo, porém um ponto estava atrasado, e foi aí que recebi minha próxima promoção de cargo.

Mas esta história eu conto em outra oportunidade!