O líder treinador.

Criar uma Loja Virtual Grátis
O líder treinador.

Hoje veremos um pouco sobre treinamento. E das várias atividades que eu já realizei na vida, treinamento é sem dúvida a que eu possuo mais experiência. São 14 anos (e contando!), dessa troca prazeirosa de informações, desde a época de faculdade até a corporativa.

 

Foto: Na época de faculdade, em frente a um auditório cheio.

Treinar não é somente passar o conhecimento a diante, mas também ouvir novas perspectivas, revisar constantemente os materiais e estar ciente de que o mercado não é inerte, e aprender é o que nos mantém atualizados. 

O treinamento exige muito mais do que as horas de atuação em frente ao público. Ele exige muitas horas de preparo, de pesquisa, de renovação e dedicação. São frases e papéis reescritos constantemente para que o elixir da informação seja extraído da melhor forma possível. 

Mas daí o treinador se depara com um grupo de vários níveis de conhecimento e precisa estar preparado para trazer os mais básicos a um nível acima, e manter os mais avançados interessados no assunto. São os desafios que tornam o treinamento a minha ferramenta favorita. Ser bom no que se faz, porém sem conseguir ensinar esse conhecimento, descreve o profissional que nunca será capaz de ser um mentor, um exemplo aos demais. Aquele que multiplica seu conhecimento e prepara o seu time, torna-se um líder inegável a ser seguido. Naturalmente respeitamos aqueles com os quais aprendemos.

 

Foto: Treinamento dos gerentes, em modo híbrido, online e presencial.

 

Falando mais estrategicamente, o treinamento parte do planejamento, e este deve estar alinhado aos objetivos e metas da empresa para a qual se vende este serviço (seja esta a sua própria empresa ou terceiras). A partir deste ponto, o programa de treinamento deve ser subdividido em projetos. Cada projeto abrangendo o nível hierarquico dos membros e localização geográfica - no caso de empresas com diversos escritórios. A metodologia a ser usada, e hoje em dia além do convencional também temos os treinamentos hibridos.

O mercado disponibiliza diversas plataformas que possibilitam a montagem de planos de acompanhamento excelentes. Obviamente tudo isso diretamente proporcional ao investimento que se deseja aplicar. Mas o segredo aqui não é tanto o bugdet, na minha opinião, mas o material redigido e a forma como o ensinamento será passado. De nada adianta uma plataforma fenomenal, sem conhecimento no assunto. No passado, mesmo sem budget aprovado, mas com a imensa responsabilidade em treinar todos os centenas de funcionários - desde os departamentos de marketing, produto, atendimento ao cliente e vendas - o segredo era improvisar. E digo com orgulho que seguíamos como referência no mercado.

 

Foto: Treinamento prático em primeiros socorros, Turma A.

 

O mais legal, ao menos para mim, e o essêncial de todos esses anos treinando profissionais nos mais diversos tópicos (técnicas de venda, nutrição de cães e gatos, comportamento e enriquecimento ambiental, liderança, marcas e produtos, banho e tosa, etc), é que muitos ainda me procuram para tirar dúvidas. Os mesmos exercícios e materiais deixados ainda servem como referências, e esse legado em cada uma das pessoas treinadas é o que ninguém apaga.